A cada dia surgem novas profissões, serviços e produtos possibilitados pelo advento da internet e pelo desenvolvimento tecnológico acelerado. Estudos apontam que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas (leia este artigo). O que uma agência de marketing digital fazia há 5 anos atrás já não é mais o que ela faz (ou deveria estar fazendo) hoje.
Hoje, são muitas as possibilidades de prestação de serviços, que inclusive podem ser oferecidos por profissionais freelancers e não apenas por grandes agências. As aplicações e plataformas que existem atualmente no mercado possibilitam que mesmo os autônomos e pequenas agências tenham nas mãos ferramentas poderosas de marketing à preço acessível para eles e seus clientes.
Neste post vou listar uma série de serviços que você e/ou sua agência digital pode oferecer.
0. Criação de Sites
Começando pelo básico, a criação de sites é o ponto-chave para a oferta de outros serviços que serão citados a seguir. Há quem diga que os sites vão “morrer”… bom, eu escuto isso há uns 10 anos pelo menos. Mas a verdade é que o site ainda é a plataforma que integra os diversos canais de marketing e oferece a “pista de pouso” para o público-alvo.
Dica de venda: Ao oferecer um site para seu cliente, procure mostrar que o site não é apenas um folder digital, mas pode servir como uma ferramenta para a empresa. Seja como uma ferramenta de marketing, de saneamento de dúvidas, canal de comunicação, plataforma de treinamento, entre outros.
Dentro deste serviço incluímos o desenvolvimento de sites institucionais, lojas virtuais, blogs, landing pages, páginas de vendas e outros formatos de páginas de internet.
1. Gestão e Atualização de Sites
Muitas agências enxergam nos sites (quando escrevo ‘sites’, me refiro a sites de todos os tipos, como: institucionais, lojas, blogs, etc) a porta para vender serviços de pagamento recorrente, as famosas mensalidades.
A grande vantagem dos trabalhos mensais é garantir que, ao menos, as contas do mês estejam sempre pagas. Mas este tipo de trabalho pode render muito mais do que o pagamento dos boletos no fim do mês, eles podem render muito bem. Se você é freelancer, é uma forma de obter seu salário sem precisar ter chefe.
O trabalho de gestão e atualização de sites consiste em gerenciar o conteúdo e a navegação das páginas. Muitas vezes o cliente não tem tempo para produzir e publicar conteúdo, ou simplesmente, não sabe fazer da maneira apropriada. Então, contrata-se um profissional que faça essa manutenção.
Vamos à alguns exemplos:
- Um sindicato pode contratar um gerente de site para atualizar notícias sobre as reuniões do órgão, atas e documentos.
- Uma academia pode querer atualizar as informações de horários e promoções.
- Uma empresa de eventos pode querer atualizar seu portfólio com fotos dos eventos organizados por ela.
Assim como o site é a porta para se vender gestão e atualização de sites, este serviço é a porta para se vender alguns outros serviços, como vou listar a seguir.
2. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um serviço novo para o grande público e obteve grande destaque por conta de estratégias de inbound marketing, na qual se utiliza o famoso funil de vendas, tão venerado por vendedores de produtos digitais.
O fato é que o marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdo para se atingir o público em momentos específicos dentro da jornada de compra. E, cada conteúdo tem um objetivo específico.
Exemplos de onde podemos aplicar o marketing de conteúdo:
- Para lançamento de produtos digitais;
- Para atrair o público para uma loja virtual;
- Para demonstrar o diferencial de um produto ou serviço, influenciando a decisão de compra;
- Para mostrar que o problema do público pode ser resolvido por um determinado produto.
3. E-mail Marketing
O e-mail marketing é outro serviço que já teve seu desaparecimento datado diversas vezes, mas que continua funcionando muito bem, obrigado! O e-mail ainda é uma ótima ferramenta para levar conteúdo diretamente ao seu público-alvo. Permite medir resultados e automatizar a comunicação. Assim como o serviço de criação de site gera a gestão, e a gestão gera o marketing de conteúdo, o marketing de conteúdo também gera a demanda de e-mail marketing. Uma coisa puxa a outra e quando você vê, já é a agência “full” do seu cliente.
Uma das ferramentas muito usadas para a entrega dos e-mail é o MailChimp, vale a pena conhecer.
4. SEO
Outro serviço viabilizado por um site é o SEO, que vem do acrônimo em inglês de Search Engine Optimization, traduzido em português para Otimização para Mecanismos de Busca (leia-se Google). Bom, este serviço pode se dividir em vários sub-serviços, mas aqui vamos nos focar em conteúdo, que é a base de um bom SEO.
O trabalho consiste em realizar análises de palavras-chave e produzir textos para o site para atingir de forma orgânica (sem usar publicidade paga) o público certo no momento de uma busca no Google.
Quer um exemplo? Vamos dizer que seu cliente tenha uma escola de dança em Salvador. Seu trabalho é fazer com que o site do seu cliente apareça o mais perto possível da primeira posição do resultado de busca orgânica (sem ser anúncio) quando alguém buscar no Google por “escola de dança em salvador”.
É um trabalho que pode levar meses para surtir resultados, mas quando funciona, seu cliente tem muito a ganhar com isso e nunca mais te abandonará.
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5. SEM
Para os clientes que desejam aparecer no Google o mais rápido possível e tem verba para isso, o SEM é a melhor opção. SEM vem do acrônimo em inglês de Search Engine Marketing. Em português, Marketing para Mecanismos de Busca.
Basicamente seu trabalho se resume em saber lidar com a ferramenta de anúncios do Google, o Google Ads. Mas não é só isso, para seu um bom profissional de SEM, você deve ter um raciocínio estratégico muito apurado e ter grande afinidade com leitura e interpretação de dados. O Google Ads tem se tornado cada vez mais intuitivo e automatizado, porém requer que o gestor das campanhas saiba direcionar a estratégia de campanha certa para o público certo.
6. Gestão de Redes Sociais
As redes sociais possibilitaram o surgimento desse serviço (e, por que não dizer, profissão) que há 10 anos atrás não existia. A Gestão de Redes Sociais foi abraçada por muitos profissionais freelancers que viram neste serviço a possibilidade de cobrarem mensalidade de seus clientes para gerenciar suas páginas, especialmente de Facebook e Instagram. Assim como o serviço de SEO, a Gestão de Redes Sociais pode abranger muitas vertentes, porém podemos considerar a tarefa básica como sendo a criação de artes e a programação das postagens nas redes. Todavia, a gestão pode ir muito além disso. Pode ter caráter analítico, fornecendo dados importantes para a gestão do marketing da empresa e também pode seguir a vertente de Monitoramento, que é quando o profissional busca por comentários feitos por internautas na rede à respeito da empresa do cliente. O Monitoramento tem o cunho de zelar pela imagem da empresa e prestar o serviço de atendimento on-line ao público.
7. Gestão de Facebook (Instagram) Ads
Nos últimos anos o Facebook passou por uma série de transformações para atender cada vez mais e melhor a demanda de publicidade paga dentro de sua plataforma (claro!!!), em detrimento do conteúdo orgânico, o que gerou revolta em Gestores de Redes Sociais. No entanto, a publicidade paga dentro do Facebook pode ser uma ótima ferramenta para empresas que buscam um perfil de público que não necessariamente busca por seus produtos no Google. Ou seja, enquanto que no Google o foco é atingir quem já está buscando por algo, no Facebook, é possível buscar um perfil que pode nem saber que o produto ou serviço em questão exista.
Assim como o trabalho com o Google Ads, o profissional que deseja criar campanhas no Facebook para seu clientes precisa ter pensamento estratégico, saber ler e interpretar dados e saber lidar com a plataforma de publicidade do sr. Zuckerberg, que não é nada intuitiva.
8. Consultoria de Marketing
Por último, gostaria de falar sobre a Consultoria de Marketing, que de um modo geral engloba conhecer todos os serviços anteriores e mais: ter alto nível de conhecimento em estratégia, planejamento de mídia, análise e interpretação de estatísticas, saber fazer um bom atendimento, dirigir a criação e indicar ao cliente como tirar o planejamento do papel e transformar em resultados. Para ser um bom consultor é preciso ter experiência e saber usar metodologias de trabalho.
A grande vantagem da consultoria é o valor percebido neste tipo de serviço. Empresas que estão de fato dispostas a investir em consultoria, normalmente já possuem uma verba destinada para este fim.
Conclusão
Você deve ter percebido que muitos (ou todos) os serviços apresentados neste post dependem direta ou indiretamente de um site. Isso quer dizer que oferecer a desenvolvimento de sites para seus clientes, pode abrir diversas outras portas de trabalho para você e sua agência.
É importante ressaltar que para alguns destes serviços, como a Gestão de Redes Sociais, existem milhares de profissionais que as ofertam, fazendo com que o preço do serviço seja puxado para baixo, porém, se você investir em qualidade, trabalhar sua imagem, você pode facilmente reverter esse quadro e aumentar o valor percebido pelo seu cliente.
Cada vez mais as empresas buscam profissionais ou agências que resolvam “tudo”, ter que contratar uma empresa para cada tarefa pode ser uma grande barreira para as empresas contratarem. Claro que ninguém faz tudo isso sozinho, mas você pode buscar parcerias para agregar serviços ao seu portfólio.
Por exemplo, aqui na Próxima Web só trabalhamos com parceiros. São freelancers e agências que não fazem programação ou não possuem programadores na equipe. Eles então nos contratam para desenvolver os sites de acordo com os layouts que nos enviam. Fica a dica!!! 😀
Até a próxima!
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