Se você é empreendedor como eu deve sofrer com o volume de informações que passa pela sua cabeça todos os dias. Tocar um negócio requer lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, especialmente quando você é um empreendedor individual e precisa cuidar de todas as áreas da empresa, desde a limpeza, até a administração financeira.
Confesso que não sou a pessoa mais organizada do mundo, porém com o tempo fui descobrindo a importância de “arrumar a casa”. Aliás, foi justamente por não ser a pessoa mais organizada do mundo que tive que desenvolver mecanismos para suprir esta carência. Dentre as diversas ferramentas que utilizei, houve uma me conquistou nos últimos tempos: a Trello (trello.com).
OBSERVAÇÃO: Este não é um artigo patrocinado!
É uma ferramenta simples e de fácil uso. Basicamente, o que ela faz é permitir a criação de “blocos de notas” (chamados de cartão pela aplicação) dentro colunas (chamadas de listas). Essas listas e seus respectivos cartões são agrupadas dentro de quadros. Você pode criar diversos quadros, um para cada necessidade. Por exemplo, você pode ter um quadro para organizar os trabalhos feitos para os clientes e um para organizar as tarefas internas do seu negócio.
Não existe muita mágica na ferramenta em si, o que faz com que esse aplicativo tenha grande valor é a metodologia aplicada em seu uso. Que, inclusive, pode ser diferente para cada projeto (quadro). Ela serve tanto como um painel de Kanban quanto para uso em metodologias ágeis, como o Scrum. Mas pode ser usada de formas mais simples como, por exemplo, um controle de produção com listas para tarefas “a fazer”, “em andamento” e “finalizadas”.
Sempre gostei de organizar as informações de maneira visual. Gosto de pegar um papel e rabiscar, listar, desenhar organogramas, mapas mentais etc. Desse jeito é possível dispor e rearranjar os pensamentos de várias formas e criar conexões entre as ideias.
Para avaliar essas ideias é preciso criar sua base de critérios, que normalmente advém da missão, visão, valores, objetivos e metas do seu negócio. Com base nesses critérios é possível filtrar ideias boas e ruins e ordená-las de acordo com uma hierarquia de prioridade.
Se você atende diversos clientes – especialmente se presta serviços – essa ferramenta vai ser muito útil para gerenciar tarefas e prazos de entrega. Eu, na verdade, utilizo o Trello até para estudar certos temas mais complexos, já que a forma de organizar as informações facilita meu raciocínio.
Por fim, saber o que você tem para fazer, quando vai fazer e saber distribuir tudo isso na agenda vai te ajudar a não se sentir estafado de tantas coisas pra cumprir durante a jornada de trabalho.
Duas dicas bônus, importantes do escritor e consultor de gestão Vicente Falconi.
- Antes de começar a trabalhar saiba tudo o que vai fazer durante o dia.
- Tenha no máximo três tarefas a cumprir no dia.
Espero que tenha gostado deste artigo. Se surgiu algum insight durante a leitura, deixe seu comentário!
Até a próxima!
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