Aparecer bem posicionado no Google depende de vários fatores, e um dos mais importantes é ter um bom domínio. Mas o que é um bom domínio?
Neste artigo vou comentar alguns pontos que fazem um domínio ser mais amigável ao Google e algumas estratégias para que o endereço do seu site te traga mais acessos.
3 dicas para registrar um bom domínio
1 – Extensões de domínios
É possível registrar centenas de tipos de extensões de domínio, como: .com.br , .com , .net , .org e uma infinidade de outras variações. Cada uma dessas extensões tem seu propósito e função, inclusive alguns são restritos a determinados tipos de entidade como o .gov e o .jus.
A primeira coisa a levar em consideração é do ramo de atividade da sua empresa. Se é um comércio ou uma organização sem fins lucrativos, um escritório de advocacia ou de arquitetura, por exemplo. Todos esses tipos de negócio possuem extensões específicas, respectivamente .com , .org , .adv e .arq. E, como estamos no Brasil, adicionamos ao final o .br resultando em .com.br , por exemplo.
O que acontece é que sempre buscamos o endereço .com.br perfeito, porém muitas vezes esses domínios já foram registrados. Se isso acontecer, a primeira coisa a fazer é tentar acessar este endereço para ver se há um site e para saber se esse site não é de um concorrente. É comum que o endereço do site ou o nome da empresa seja o mesmo da sua empresa, porém muitas vezes o ramo de atuação é distinto. Se for um concorrente, temos que tomar o cuidado para não registrar um domínio que possa levar o público ao site errado. Nesse caso, talvez valha a pena registrar um domínio com alguma palavra que diferencie de forma enfática um endereço de outro.
De qualquer forma o importante é que não se detenha apenas ao .com.br, um bom domínio não deixa de ser bom se tiver outra extensão. Inclusive pode passar mais credibilidade, como é o caso do .adv.br, .arq.br, .eng.br.
Outra alternativa é utilizar as extensões dos domínios para criar jogo de palavras. Por exemplo, já imaginou um lava car com o domínio lave.me? Sim, existe a extensão .me.
2 – Palavras chave
Tão importante quanto identificar a empresa é que o domínio ajude o site a se posicionar bem nas buscas do Google. Quanto à isso não há segredo: deve-se incluir as palavras chave do negócio no endereço do site. Se o negócio é local, o ideal é conter também o nome da cidade, como nomepalavrachavecidade.com.br. Ter um domínio com as palavras chave é um dos critérios mais relevantes para um bom rankeamento nos resultados de busca do Google.
Se você não quer ter um domínio tão grande, uma estratégia é ter dois ou mais domínios e fazer apontamentos. Ou seja, quando alguém entrar no endereço nome.com.br será automaticamente e instantaneamente redirecionada ao nomepalavrachavecidade.com.br. Assim, você pode divulgar o domínio que preferir e ainda ter os benefícios do domínio que contém as palavras chave do negócio.
3 – Mini sites
Além dos domínios principais da empresa, você pode comprar domínios com o nome de serviços e produtos específicos que você oferece.
“Mas o que eu faria com isso, Cadu?“
Bom, apenas possuir um domínio não faz diferença nenhuma. Neste caso, uma ideia seria criar um site One Page específico para tal produto ou serviço e trabalhar para que ele seja rankeado naquele tipo de busca mais específica. Como por exemplo, “aparelhos dentais Blumenau”, no caso o domínio seria aparelhosdentaisblumenau.com.br.
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Dica extra 1: Onde registrar seus domínios
Se pretende registrar domínio com o final .br a melhor alternativa é fazer o registro diretamente pelo site registro.br. Agora, se pretende registrar domínios com extensões internacionais, indico que faça pelo Google Domains.
Dica extra 2: Registre o domínio em nome do verdadeiro dono
Um problema que já vi (e continuo vendo) acontecer muito é que o domínio é registrado em nome de uma agência ou de outra pessoa que já tenha uma conta no registro.br para facilitar o processo. Porém, essas pessoas acabam perdendo o contato e se torna uma dor de cabeça fazer o processo de transferência para o seu verdadeiro dono. Inclusive o processo de transferência de um domínio é bem chatinho de se fazer.
Dica extra 3: Nós desenvolvemos e hospedamos sites OnePage
Se você curtiu a ideia de criar um site OnePage para um domínio de um serviço ou produto específico e oferecer essa estratégia para seus clientes, pode contar com a Próxima Web para fazer o desenvolvimento e a hospedagem. Dá uma conferida AQUI nos tipos de sites que desenvolvemos!
Conclusão
Por serem baratos, e terem grande importância, vale muito a pena pensar em domínios de forma estratégica e não apenas no domínio com o nome da sua empresa. Este baixo investimento pode fazer toda a diferença no posicionamento da sua empresa na internet e nas suas vendas.
Espero que tenha gostado das dicas. Até a próxima!
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