19/02/2020

Como criar produto variável no WooCommerce

Neste tutorial você vai entender como se cadastra um ‘Produto variável’ no WooCommerce.

O que é um produto variável no WooCommerce?

Um produto variável ou produto com variações é aquele que permite que o consumidor escolha os atributos do mesmo antes de comprar, como por exemplo, ao comprar um sapato, ele poderá escolher a cor e o tamanho do artigo.

Se você já tem um produto criado no WooCommerce, siga os seguintes passos para transformá-lo em produto variável:

1. Crie os atributos e seus respectivos valores acessando o menu ‘Produtos > Atributos‘.  Abaixo do título ‘Adicionar novo atributo‘ preencha o campo ‘Nome‘ com o atributo que deseja criar, marque a opção ‘Ativar arquivos?‘ e clique no botão ‘Adicionar atributo‘. Somente após clicar no botão e ter o atributo adicionado é que você poderá ‘Configurar termos‘ para este atributo, como, por exemplo: se você criou o atributo ‘Cor’, poderia configurar os termos ‘Preto’, ‘Branco’, ‘Amarelo’, ‘Azul’, etc. Para isso, clique no link ‘Configurar termos‘.

Após clicar em ‘Confgurar termos‘, você entrará na tela de edição de termos e poderá adicionar quantos quiser, basta adicionar o termo desejado no campo ‘Nome‘ e clicar no botão “Adicionar novo(a) Atributo” que no exemplo da imagem abaixo é “Adicionar novo(a) Cor’.

2. Configure seu produto como ‘Produto variado’ na página de edição do produto, na seção ‘Dados do produto‘, no menu suspenso ‘Tipo de produto‘. Provavelmente, você verá o menu suspenso com a opção ‘Produto simples‘, pois o WooCommerce atribui esta configuração como padrão quando se cria um produto novo.

3. Selecione a opção ‘Atributos’ no menu à esquerda da mesma seção ‘Dados do produto‘. Em seguida, clique no menu suspenso ‘Atributos personalizados do produto’ para escolher entre os atributos já cadastrados e depois clique no botão ‘Adicionar‘ e verá que aparecerá o campo ‘Valor(es)‘. Se não aparecer, maximize o campo clicando na flechina à direita. No campo ‘Valor(es)’ adicione os valores relativos ao atributo. Basta clicar no campo que aparecerão as opções dos valores já cadastrados. Na tela de exemplo adicionamos os valores ‘Azul’ e ‘Vermelho’. Para finalizar esta parte, marque a opção ‘Usado para variações‘ e clique no botão ‘Salvar atributos’. Os atributos passarão a ser exibidos na página do produto (caso tenha deixado marcada a opção ‘Visível na página de produto‘), porém ainda não será permitido que o consumidor selecione um dos valores. Para isso, vamos ao próximo passo.

4. Clique no item ‘Variações’ do menu à esquerda ainda no campo ‘Daados do produto’. No menu suspenso escolha a opção ‘Criar variações para todos os atributos‘ e clique no botão ‘Ir‘. Aparecerá uma mensagem na tela. Clique em ‘OK‘. Vai abrir uma outra mensagem de confirmação. dê ‘OK‘ novamente. As variações do produto aparecerão em uma lista separada por linhas. Amplie a linha clicando na flechinha à direita [ ] para editar individualmente os dados de cada variação do produto, como> imagem, preço, estoque, peso, etc.

5. Clique no botão ‘Atualizar’ na lateral direita da página de edição do produto.

Pronto, isso é tudo! Acesse a página do produto e veja como o produto variável é exibido.

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!

Até a próxima!


Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *