19/02/2020

Como criar produtos na loja virtual WooCommerce

Neste tutorial vamos tratar do fluxo de criação de um produto dentro da plataforma de loja virtual WooCommerce. Mais especificamente, vamos adicionar um ‘Produto simples‘ na plataforma.

Para começar, acesse o painel do WordPress, e no menu lateral, acesse o item ‘Produtos > Adicionar novo‘. Agora que você está na página de criação de um novo produto, vamos ao tutorial:

Para facilitar a explicação, vamos pensar nessa página em três grupos de campos diferentes:

1. Os campos de ‘Nome do produto‘, ‘Editor‘ e ‘Breve descrição sobre o produto‘ (posicionado na parte inferior da página).

Estes são os campos usados para nomear e descrever o seu produto, como os próprios rótulos dos campos já indicam. O editor de texto que fica abaixo do campo ‘Nome do produto’, é usado para a descrição completa do produto.

Campo ‘Nome do produto’ e ‘Editor’
Campo ‘Breve descrição sobre o produto’

2. Os campos do bloco ‘Dados do produto’

No cabeçalho deste campo temos o menu suspenso dos tipos de produtos. Neste tutorial vamos abordar o ‘Produto simples’. O WooCommerce permite outros tipos de produtos, como o ‘Grupo de produto‘, ‘Produto externo/afiliado‘ e o ‘Produto variável‘. 

Campo ‘Tipo de produto’

No menu lateral dessa seção, você encontra os itens:

  • Geral:
    • Esta é a seção onde você cadastra o ‘Preço (R$)’ padrão do produto e também, um ‘Preço promocional (R$)’ caso queira fazer uma oferta.

  • Inventário:
    • Campo ‘REF’: você pode cadastrar um código de referência do produto para facilitar sua organização.
    • Campo ‘Gerenciar estoque?’: ao ativar este campo, você poderá preencher a ‘Quantidade em estoque’ de produtos, e a medida que for vendendo pela loja virtual, o próprio sistema dará baixa automaticamente. Inclusive, você pode cadastrar um valor no campo ‘Limiar de estoque baixo’ para que o sistema te notifique caso a quantidade em estoque atingir este número.
    • Campo ‘Status do estoque’: este campo só é visível caso você não ative a opção ‘Gerenciar estoque?’. Neste caso, você verá um menu suspenso com os itens ‘Em estoque’, ‘Fora de estoque’ e ‘Sob encomenda’. Mas, lembre-se que dessa forma, o sistema não controlará ou contabilizará a quantidade em estoque.
    • Campo ‘Vender individualmente’: marque esta opção se você quer bloquear a venda de mais de um deste produto por pedido.

  • Entrega:
    • Esta é a seção onde você cadastrará informações relativas ao frete. O cálculo de frete (caso haja na loja) será feita com base nas informações cadastradas nos campos ‘Peso (kg)’ e ‘Dimensões (cm)’. Preste atenção nas unidades de medida utilizadas para não haver erro de cálculo.
    • Temos também o campo ‘Classe de entrega’ que abordaremos em outro tutorial.

  • Produtos relacionados
    • Campo ‘Aumenta vendas’: neste campo você pode relacionar outros produtos já cadastrados, porém o objetivo é cadastrar e oferecer ao consumidor produtos semelhantes, porém de maior valor.
    • Campo ‘Venda cruzada’: já neste campo, o objetivo é cadastrar produtos complementares. Por exemplo, se o consumidor está na página de um ‘tênis’, você pode relacionar com ‘meias’.

  • Atributos
    • Nesta seção você pode configurar atributos para o produto. Por exemplo, o atributo de tamanho para roupas. Ao clicar em ‘Adicionar’, aparecerão outros dois campos, o ‘Nome’ para dizer qual é o atributo, por exemplo: ‘Tamanho’; e o ‘Valor(es)’ para dizer, neste caso, quais são os tamanhos, como: ‘P|M|G’.
    • Campo ‘Visível na página de produto’: se você deseja que os atributos sejam visíveis para o consumidor, marque este campo.

  • Avançado
    • Campo ‘Nota da compra’: Neste campo você pode cadastrar uma mensagem para ser enviada para o consumidor, após a realização da compra.
    • ‘Ordem do menu’: serve para ordenar a listagem dos produtos, tanto no painel, como na loja.
    • ‘Ativar avaliações’: como o próprio nome diz, marque se você deseja permitir que os compradores façam uma avaliação do produto.

3. Campos da lateral direita da página

Além do quadro ‘Publicar’, que já é padrão do WordPress, o WooCommerce adiciona outros quadros, que são:

  • ‘Categorias de produto’: serve para organizar produtos em “departamentos”, como por exemplo: Eletrônicos, Informática, Brinquedos, etc.
  • ‘Tags de produto’: Serve para criar subcategorias. Por exemplo, você pode configurar a tag ‘Dia dos pais’ para produtos de qualquer departamento que faça sentido para esta data comemorativa.
  • ‘Imagem do produto’: Define a imagem principal do produto que representará o produto nas listagens de produtos da loja.
  • ‘Galeria de imagens do produto’: Cria uma galeria de fotos dentro da página do produto.

Publicando e destacando o produto

Por fim, clique em Publicar na lateral para que seu produto seja publicado na loja.

Você pode colocar seu produto em destaque (se o tema utilizado suportar). Para isso, clique no menu da esquerda em ‘Produtos > Todos os produtos’ e, em seguida, clique no ícone da estrela que aparece na lista de produtos. A estrela “preenchida” indica que o produto está em destaque.

 

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.

Gostou? Então cadastre-se!

Até a próxima!


IMAGEM DE CAPA: Designed by pikisuperstar / Freepik


Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais