16/01/2020

Como gerar o Token do MercadoPago e Public Key do MercadoPago (criado em 2020)

Para poder utilizar o Gateway de Pagamentos do MarcadoPago é preciso fazer a integração da conta de um usuário do MarcdoPago com o plugin instalado em sua plataforma de loja virtual. A Próxima Web, por exemplo, utiliza o WordPress e o WooCommerce para criação de Lojas Virtuais.

Para realizar essa integração é preciso copiar no Painel da Conta do Mercado Pago os códigos da Public key e do Access token e inserir na configuração do Plugin em sua plataforma de Loja Virtual.

Neste tutorial você vai aprender a resgatar esses códigos no painel do MercadoPago. Vamos ao passo a passo:

1. Acesse o endereço https://www.mercadopago.com.br/ e Entre com seu Usuário e Senha ou Crie um Novo Cadastro e faça seu Login.

Página inicial do MercadoPago

Tela de Login MercadoPago

2. Após efetuar o Login, você estará na tela inicial do painel da sua conta do MercadoPago. Porém não é nela que vamos navegar. Estranhamente, não há links para a tela em que se obtém os códigos necessários. Para entrar na página com a Public key e o Access token, acesse o endereço: https://www.mercadopago.com.br/mlb/account/credentials

Ao acessar este endereço, você entrará na tela onde poderá obter os códigos necessários. Copie os textos de Public key e Access token abaixo do título Modo Produção para configurar em sua loja. Porém, se você vai enviar isso para seu desenvolvedor, então é recomendado que você copie e envie os códigos de Public key e Access token, tanto os que estão abaixo do título Modo Sandbox quanto os que estão sob o título Modo Produção, conforme indicado na imagem.

Tela com publick key e access token do MercadoPago

3. Para que as vendas possam ser, de fato, efetivadas em sua Loja Virtual, o MercadoPago exige que você preencha um formulário de homologação para poder realizar vendas com o Gateway de Pagamentos. Para isso, clique no botão Preencher formulário.

Public key e Access token MercadoPago

4. Em seguida:

  • Preencha o formulário
  • Marque as três opções abaixo do título “Confirme se você atende os seguintes requisitos”
  • Marque o captcha “Não sou um robô”
  • Clique em Enviar

Estranhamente (de novo) o sistema do MercadoPago não vai exibir nenhuma mensagem de confirmação de envio do formulário. Inclusive, não lhe enviará nem e-mail de confirmação. Você apenas será redirecionado para a tela inicial do Painel.

5. Entre novamente no endereço https://www.mercadopago.com.br/mlb/account/credentials e, se tudo deu certo, não aparecerá mais o botão Preencher formulário.

Tela do token

Espero que este tutorial te ajude neste processo com o MercadoPago que é um pouco chato, mas é necessário se você quer utilizar seu Gateway de Pagamentos.


Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *